MECATRONICA INSDUSTRIAL

Sobre o curso 

O campo da Mecatrônica Industrial é uma área voltada à tecnologia e ao desenvolvimento de robôs e inteligência artificial, utilizados nos mais diversos segmentos desde grandes máquinas robóticas presentes em fábricas de automóveis até pequenas cafeteiras ou torradeiras presentes no dia a dia das pessoas.

No curso de Mecatrônica Industrial, o estudante aprende a utilizar máquinas e sistemas que ficam responsáveis por automatizar diferentes tarefas realizadas pelo ser humano. A graduação de nível superior tem titulação tecnológica com duração média de três anos. Durante esse período, o futuro tecnólogo também é capacitado para atuar com a manipulação de robôs industriais, programação de equipamentos, construção e operação de aparelhos cirúrgicos.

O interessado em estudar campos relacionados à Mecatrônica, pode encontrar também o conteúdo visto no curso sendo oferecido em algumas instituições com a titulação de bacharelado sob a nomenclatura de “Engenharia de Automação e Controle Industrial” ou “Engenharia Mecatrônica”. Nesses cursos, Engenharia de Automação e Controle Industrial é mais focado em robótica, enquanto as graduações com denominação de Engenharia Mecatrônica são mais voltados para mecânica e elétrica.

Mecatrônica Industrial x Engenharia Mecatrônica

O estudante que pretende começar a cursar o nível superior em alguma área ligada à robótica pode se ver em dúvida sobre qual dos cursos optar achando serem semelhantes, mas entenda as diferenças entre Mecatrônica Industrial e Engenharia Mecatrônica. Ambos os cursos são de nível superior, mas enquanto a Engenharia Mecatrônica tem a titulação de bacharelado e dura em média cinco anos, o curso de Mecatrônica Industrial emite um diploma de graduação com nível tecnológico e tem, em média, duração de três anos.

Tire suas dúvidas com um consultor